segunda-feira, 8 de junho de 2009

NOTA PÚBLICA À UEPB E AO POVO DA PARAÍBA

Campina Grande, 04 de junho de 2009

Os estudantes de toda a UEPB e toda a sociedade paraibana receberam com surpresa e indignação o anuncio no corte de R$ 16 milhões no orçamento da universidade, que oferece ensino superior público de qualidade a mais de 15 mil estudantes com campi em 7 cidades de várias regiões do estado.

Ao longo dos anos a UEPB sobreviveu e se desenvolveu com a participação ativa de seus membros, e com o inegável apoio do povo da Paraíba. Foi assim com o processo de estadualização, com a histórica greve de 2001, e com os avanços obtidos pela instituição, seja do ponto de vista de sua excelência acadêmica, seja com a tão necessária expansão, atingindo cidades como Patos, Monteiro, Catolé do Rocha, Lagoa Seca e chegando a capital.

A conquista da autonomia financeira da instituição é um marco na luta das universidades estaduais, em especial no momento em que passa a UEPB, em que várias cidades, como o caso de João Pessoa, Patos e Monteiro sequer possuem sua estrutura própria de campus, o que tem sido constante pauta de reivindicação e mobilização dos estudantes e de toda comunidade.

Frente à tamanha repercussão, a Secretaria de Educação do Estado e o próprio Governo se apressaram em alegar tratar-se de um “contingenciamento de recursos” e até mesmo um “equívoco na publicação do diário oficial”. Precisamos garantir que não haja cortes no orçamento da instituição, mas principalmente queremos enfatizar que nesse momento é necessário reafirmarmos o caráter público da UEPB e do seu financiamento que não pode limitar o seu crescimento e o desenvolvimento.

Unidos e prontos a defender a UEPB, os estudantes e o Diretório Central dos Estudantes reafirmam seu compromisso com a luta e defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Não ao corte no orçamento da UEPB!
Em defesa da autonomia universitária!
Por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e popular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com