quarta-feira, 28 de agosto de 2013
DCE convoca COEB
segunda-feira, 29 de julho de 2013
segunda-feira, 4 de março de 2013
DCE convoca COEB para discutir greve na UEPB
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
DCE e entidades ocupam ruas de CG contra o aumento na tarifa de ônibus
Dentre as reivindicações apresentadas, estão:
- O Congelamento da tarifa, considerando sucessivos aumentos anuais acima do índice geral de inflação paradoxalmente à péssima qualidade do serviço prestado e o não pagamento por parte das empresas de ônibus à Prefeitura do Imposto Sobre Serviços - ISS
- O Estabelecimento de uma Comissão de Análise da proposta de aumento da tarifa, considerando a visível inadequação da atual planilha apresentada pela STTP à realidade de Campina Grande.
- A recomposição do Conselho Tarifário mediante projeto de Lei da Câmara de Vereadores, considerando que o atual conselho não mais representa a sociedade, mas se reúne de forma açodada simplesmente para referendar as propostas dos empresários sem nenhuma ampla discussão.
Compreendemos que o DCE-UEPB e as demais entidades cumprem de forma aguerrida o seu papel de defensores dos estudantes e da sociedade, em se considerando a desigual luta contra uma poderosa classe patronal que objetiva tão somente explorar os trabalhadores. Conclamamos a sociedade de Campina Grande a integrar essa luta e não se curvar mais a esses agentes opressores. R$2,25 É UM ASSALTO, DIGA NÃO AO AUMENTO DA TARIFA!
VIVA A LUTA DOS ESTUDANTES!!
O tempo não para!!!
domingo, 13 de janeiro de 2013
DCE protesta contra aumento da tarifa de ônibus em Campina Grande
Participe!!!
Todos os anos ficamos reféns dos empresários do Transporte Público de nossa cidade. Tais indivíduos votam às escuras um aumento de passagem que não leva em conta as condições sociais da população, no intuito de apenas lograrem mais lucro para os seus bolsos.
Você acha que um trabalhador que ganha um salário mínimo por mês tem condições de abrir mão de quase 100 reais de seu suado dinheiro pra enriquecer os tubarões do nosso transporte público?
Aliás, você vê esse dinheiro que é acrescido no valor da passagem sendo revertido em melhorias nas frotas de ônibus? nas paradas, nas quais ficamos em pé sob o sol escaldante quando de manhã e a mercê da violência durante a noite? Você vê ônibus equipados para REALMENTE atenderem aos portadores de deficiência? Você vê idosos sendo RESPEITADOS em todas as linhas?
Se você precisar pegar ônibus no período da MEIA-NOITE ÀS 5H DA MANHÃ, o que você fará?
É inadmissível que uma cidade do tamanho de Campina Grande tenha uma passagem de ônibus de valor semelhante ao das capitais Recife e Fortaleza, cidade estas que possuem inúmeros terminais de integração e não apenas UM, além de terem a tarifa social aos domingo, dia da semana em que todos pagam a passagem com desconto de mais de um real.
Agora pagaremos R$ 2,25, ANO QUE VEM R$ 2,50, você continuará aceitando calado?
terça-feira, 10 de maio de 2011
CONVOCATÓRIA - COEB
Pauta:
I - FIM DA GREVE DOS PROFESSORES;
II - ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA DO DCE-UEPB.
Atenciosamente,
Diretora de Comunicação DCE – UEPB
___________________________________________
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DCE- UEPB
CNPJ: 02.295.851/0001-34
Professores da UEPB decidem pelo fim da greve; aulas começam hoje
Segundo a assessoria da Aduepb, a maioria dos professores aceitaram as propostas apresentadas pelo Governo. A promessa é de pagar a dívida de dezembro deixada pela gestão anterior, quando não teria sido feito o repasse e ainda rever o cálculo de 2011. Estes eram os pontos principais questionados pelos docentes que reivindicavam maior autonomia da universidade.
Em dezembro, era para ter sido repassado R$ 23 milhões, mas o governo teria repassado menos de R$ 16 milões. De acordo com a Aduepb, o repasse seria insuficiente para o funcionamento da instituição.
Já os servidores técnicos-administrativos da UEPB, que estão em greve desde o dia 28 de abril devem se reunir na próxima sexta-feira (13) para decidir se também interrompem o movimento.
Fonte: Portal Paraíba 1
Entrega das CIE 2011
Desde já pedimos desculpas pelos transtornos na entrega das carteiras, que já se encontravam prontas desde o começo do mês; mas inicialmente precisávamos do selo do PROCON, e logo após devido a explosão no prédio do Banco Santander, localizado ao lado da sede do DCE em Bodocongó, que impossibilitou a utilização da mesma.
Optamos pela entrega no CCSA, no Centro, por facilitar ao corpo estudantil que não precisa se deslocar ao CAMPUS I – Bodocongó, já que estavamos sem atividade no local.
Hoje pela manhã, também está sendo realizada a reunião do sindicato dos professores no prédio de Psicologia – Campus I para decidirem acerca da continuidade, ou não, da greve. A reunião dos servidores ocorreu na ultima segunda-feira (09/05) que decidiram pela continuidade, e terão reunião na próxima sexta-feira. Em breve informaremos a respeito.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
DCE organiza plenárias com estudantes sobre movimento grevista na UEPB
No mesmo dia 27 de Abril, já decretada a greve, representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes) se reuniram em João Pessoa com a Controladoria geral do estado, reunião essa que, segundo informe da categoria dos servidores, iria-se ouvir uma proposta de solução do impasse.
Sobre o assunto, o governador do estado Ricardo Coutinho, disse hoje em programa de rádio que desde o início da sua gestão vem tratando a UEPB com o mais absoluto respeito. Ele disse que diferente do que os servidores estão pregando, a instituição não teve os seus recursos reduzidos. “Usamos com a UEPB a mesma regra que usamos para os poderes . Nenhum poder teve reduzido seu duodécimo, quem reduziu os recursos foi o Executivo”, declarou. O gestor estadual disse ainda que no mês de março foi destinado um montante superior a 15 milhões de reais para a UEPB. O ex-governador Cássio Cunha Lima, que sancionou a lei de autonomia financeira da UEPB em 2004, também se manifestou contrário ao movimento. Ele disse: "Acho a greve inoportuna. Os salários estão em dia e são bons. A questão do duodécimo poderia ser resolvida sem greve. E é bom lembrar que quem deixou de repassar a UEPB uma parcela do duodécimo foi Maranhão no final do ano passado."
Diante desse impasse, o DCE está buscando a realização de plenárias com os estudantes para saber qual a opinião dos discentes sobre os movimentos grevistas. No campus I – Campina Grande, na Quarta-Feira, às 9:00hs, estaremos nos reunindo com os estudantes no prédio de Administração, no centro da cidade. Outros campi também estão se mobilizando neste sentido. CONVOCAMOS TODOS OS ESTUDANTES PARA PARTICIPAR DESSE DEBATE!
Estudantes do CCJ manifestam apoio à greve dos servidores da UEPB
Por isso resolveram paralisar as aulas, tendo em vista a impossibilidade de acesso à biblioteca, departamentos, secretaria, projetores e computadores do CCJ, além da inassiduidade de alguns professores desde a semana passada. Consubstanciando uma greve de fato, mas ainda não de direitos, de todas as categorias.
Hoje à noite, amanhã e quarta-feira pela manhã os estudantes continuaram a se reunir no CCJ a fim de dar corpo ao movimento.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Eleições DCE 2011
A nova diretoria para a gestão do biênio 2011-2012 será definida nas eleições marcadas para o dia: 25 de maio de 2011, das 8:00 às 22:00 horas em todos os campi da UEPB.
As chapas poderão ser inscritas até o dia 29 de abril e serão homologadas pela Comissão Eleitoral.
Confira o Edital abaixo:

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
EDITAL DE ELEIÇÃO DE DIRETORIA
DE ACORDO COM O CONSELHO DE ENTIDADES DE BASE DO DCE UEPB E SEGUINDO AS OBRIGAÇÕES ESTATUTÁRIAS DA ENTIDADE, CONVOCAM-SE AS ELEIÇÕES PARA A NOVA DIRETORIA DO DCE UEPB, GESTÃO 2011-2012, NOS SEGUINTES TERMOS:
ART. 1º. AS ELEIÇÕES OCORRERÃO NO DIA 25 DE MAIO DE 2011, EM TODA UEPB, DAS 08:00HS ÀS 22:00HS;
ART.2º. A NOVA DIRETORIA DO DCE SERÁ ELEITA POR VOTO SECRETO, UNIVERSAL E ATRAVÉS DE CHAPAS QUE SEGUIRÃO AS NORMAS ESTATUTÁRIAS E QUE SERÃO INSCRITAS DA DATA DESTE EDITAL ATÉ O DIA 29 DE ABRIL DE 2011, DAS 09:00H ÀS 19:00HS COM A COMISSÃO ELEITORAL NA SEDE DO DCE UEPB, CAMPUS I;
PARÁGRAFO ÚNICO: A CHAPA DEVERÁ SE INSCREVER ATRAVÉS DE ESTUDANTE RESPONSÁVEL PELA MESMA QUE INDICARÁ O NOME DA CHAPA, CANDITADOS A DIRETORES E RESPECTIVOS CARGOS, NOME COMPLETO DE CADA CANDIDATO, CÓPIA DE RG (OU OUTRO DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO), CÓPIA DE COMPROVANTE DE MATRÍCULA E FICHA DECLARANDO A PARTICIPAÇÃO NA CHAPA, DE FORMA INDIVIDUAL.
ART.3º. ATÉ DOIS DIAS APÓS O PRAZO FINAL DE INSCRIÇÃO DE CHAPA, A COMISSÃO ELEITORAL HOMOLOGARÁ AS CHAPAS INSCRITAS;
ART.4º. O PERÍODO DE CAMPANHA SERÁ LIVRE, ATRAVÉS DE MEIOS INTERNOS NA UNIVERSIDADE, SENDO DEFESO A UTILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS SONORAS;
ART.5º. TODO O PROCESSO ELEITORAL SERÁ ORGANIZADO E COORDENADO PELA COMISSÃO ELEITORAL ELEITA NO COEB DA UEPB, QUE SE REUNIU NO DIA 19 DE ABRIL DE 2011;
ART.6º. O COEB APROVARÁ UM REGIMENTO PARA ESTAS ELEIÇÕES QUE SERÁ APRESENTADO A CADA CHAPA APÓS AS INSCRIÇÕES DAS MESMAS;
ART.7º. OS CASOS OMISSOS NESTE EDITAL SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO ELEITORAL E PUBLICADOS NO BLOG DO DCE E NO SITE DA UEPB.
CAMPINA GRANDE, 19 DE ABRIL DE 2011.
COMISSÃO ELEITORAL ELEITA NO COEB DA UEPB
sábado, 23 de abril de 2011
Por reinvidicação do DCE, Procon Municipal fiscalizará cumprimento de lei da meia entrada em Patos
O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) da cidade de Patos em uma audiência pública na tarde desta segunda-feira (18/04), com representantes do DCE da UEPB Campus VII e das Faculdades Integradas de Patos (FIP), juntamente com promotores de eventos da cidade, decidiu que já a partir da próxima semana irá fiscalizar o cumprimento da lei de meia entrada para estudantes que apresentarem carteira, e ainda que não aceitará mais a venda de abadás para dar direito o ingresso em festas.Durante a audiência as entidades reivindicaram que seja cumprida a lei estadual que dispõe sobre a venda de meia entrada para estudantes em eventos. De acordo com a lei a venda de ingressos a estudantes tem que ser a metade do valor efetivamente cobrado aos demais consumidores, independente da forma que seja o ingresso, a exemplo de confecções de camisa para acesso ao evento.
Segundo o secretário executivo do Procon Municipal, Maurício Alves, ficou acordado entre os envolvidos que o órgão irá com o apoio das entidades estudantis, fiscalizar se a meia entrada está sendo oferecida em todos os eventos marcados para acontecer na cidade. Além disso, o secretário também revelou que o Serviço de Proteção ao Consumidor não irá mais permitir que seja vendido abadás para o ingresso em festas.
Maurício Alves ainda destacou a existência de falhas tanto de um lado como do outro, o que exige uma maior reflexão por parte de todos. “Sabemos que existe uma verdadeira indústria de carteiras de estudante falsificadas em Patos, e pelo outro lado também reconhecemos que há um descumprimento de alguns direitos básicos dos estudantes, então precisamos agir correto com os dois lados. Vamos coibir tanto o descumprimento da lei da meia entrada, como o criar um selo próprio do Procon Municipal para dificultar as falsificações”, disse.
Para o promotor de eventos, Wescley Barbosa, a classe que promove festas na cidade de Patos está ciente das obrigações para com os direitos básicos dos estudantes. “É uma realidade que temos que encarar de frente, e iremos cumprir, sem causar danos a quem quer que seja”, relatou.
Já Claudiano Brito, representante do DCE da UEPB/ Patos, disse: “Entramos com um pedido junto ao Procon cobrando o direito a meia entrada para estudantes com carteira. Diante disso o Procon Municipal se prontificou a encampar essa luta pelos nossos direitos. O que nos resta a partir de agora é continuar cobrando para que esse direito seja posto em prática o mais rápido possível. Sabemos que existem algumas falhas até mesmo dentro do processo de confecção das carteiras, mas entramos todos em consenso para combater qualquer tipo de fraude.
Na próxima semana o Procon vai convocar todos os promotores de eventos da cidade de Patos para assinarem um TAC (Termo de Ajustamente de Conduta), que é um instrumento que serve como um atestado de cumprimento à norma já existente, e que servirá como prova inequívoca da falta de compromisso da empresa para com os consumidores.
*Aptado de Hélio Barbosa / Patosonline.com
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Abertas inscrições de Chapa ao 52º CONUNE
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES DE
DELEGADO(S) E SUPLENTE(S) PARA O 52º CONGRESSO DA UNE
Campina Grande, 13 de abril de 2011
A Comissão Eleitoral do DCE da UEPB, através de suas atribuições, faz tornar-se público o Edital de abertura para inscrição de chapa no Campus de Campina Grande para eleição de delegados e suplentes ao Congresso da UNE, que realizar-se-á de 13 a 17 de julho de 2011 na cidade de Goiânia – GO.
De acordo com o regimento do Congresso o Campus de Campina Grande tem direito a eleger 11 (onze) delegados e 11 (onze) suplentes devendo ser eleitos através de votação direta com data a ser marcada pela comissão eleitoral.
Para fins de inscrição de chapa os interessados devem se inscrever junto à(o) estudante ______________________________ Fone: ______________ Email: ____________________________, na Sede do DCE deste Campus, entregando-lhe um oficio de solicitação de inscrição de chapa, constando nome completo e comprovante de matricula do(s) delegado(s) e referido(s) suplente(s) até o dia 15 de abril do corrente ano.
Jardel Wandson Queiroz Da Cruz
Indicado(a) do Campus pela Comissão Eleitoral
terça-feira, 12 de abril de 2011
Confira Programação do 2º Seminário de Direitos Humanos do DCE
*Quarta, dia 13 de abril.08:00h - Mesa de Abertura;
09:30h – Mesa: PÓS-DITADURA E A JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO NO BRASIL;
*Sueli Bellato
vice-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça direitos, secretaria adjunta da Comissão Brasileira Justiça e Paz/CNBB e membro da CBJP desde 1995 , Advogada militante de movimentos sociais e pró Direitos Humanos;
*Luciano Nascimento Silva
Professor do CH (UEPB), Professor associado do Centro di Studi sul Rischio dalla Facolta’ di Giurisprudenza (Dipartimento di Studi Giuridici) dell’Università del Salento, Lecce, Itália; Doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP; Investigador científico convidado no Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht – Departments of Criminal Law and Criminology – Freiburg in Breisgau – Baden Wüttemberg, Deutschland (Alemanha).
14:00h – Documentário.
19:30h – Mesa: A LEI DA ANISTIA BRASILEIRA E O SEU ENTENDIMENTO INTERNACIONAL;
*Narciso Fernandes
Professor Universitário. Especialista em Direitos Humanos pela UFPB. Atualmente é Conselheiro membro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. É Consultor do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania - PRONASCI do Ministério da Justiça (2008-2011), no Estado de Minas Gerais e foi articulador do mesmo programa no Estado deAlagoas;
*Maria do Socorro Gouveia Araújo
Advogada e Doutoranda em Ciências Jurídicas da Universidade del Museo Social Argentino/Buenos Aires.
*Quinta, dia 14 de abril.
09:00h - A IMPUNIDADE DOS CRIMES NO PERÍODO MILITAR E SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA PENITENCIÁRIO NACIONAL;
*Felix Araújo Neto
Doutor em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade de Granada (Espanha), Advogado, Professor de Direito da UEPB;
*Gutemberg Cardoso
Mestre em Direitos Humanos pela UFPB, especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (Fesp-Esmat), Advogado, Professor da UEPB e Cesrei, alé de coordenar o Escritório Modelo da Faculdade de Direito da UEPB.
*Moisés Tavares
Mestrando em Ciências Sociais pela UFCG, Advogado Penalista, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Campina Grande), Membro do Conselho Municipal de Segurança Pública e do Conselho Municipal Antidrogas;
14:00H – Documentário;
16:00 - A TORTURA SOB A ÓTICA DOS TORTURADOS
*Edval Nunes Cajá
Sociólogo, ex-preso político do Regime Militar, foi membro da Comissão de Justiça e Paz de Olinda com Dom Hélder Câmara, atualmente é presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa em PE e membro do Comitê Central do PCR;
*Herry Charriery da Costa Santos
Professor do Curso de Direito (UEPB)
Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande
Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museu Social Argentino;
19:30 - O CASO GOMES LUND E OUTROS VS. BRASIL E SUAS CONSEQUENCIAS JURÍDICAS NO ESTADO BRASILEIRO.
*VIRGÍNIUS LIANZA
Advogado, professor, Especialista e mestrando em Direito pela UFPB, Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.
*AGASSIZ ALMEIDA FILHO
Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra. Mestre e doutorando pela Universidade de Salamanca. Foi Coordenador do Núcleo de Estudos Jurídicos da Fundação Casa de José Américo, membro da Comissão Para a Defesa da República e da Democracia da Ordem dos Advogados do Brasil - PB. É professor titular de Direito Constitucional da Universidade Estadual da Paraíba, parecerista e colaborador permanente da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais.
*Danielle da Rocha Cruz
Professora de Direito Penal na UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, Doutoranda em Direito Penal na Universidade de Salamanca/Espanha. É membro do núcleo de pesquisa da Fundação Casa de José Américo.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Governador recebe entidades e afirma respeito à lei de Autonomia Financeira da UEPB
Em 17 de Março de 2011 as entidades representativas da comunidade universitária da UEPB (ADUEPB, SINTESPB e DCE) foram recebidas pelo Governador Ricardo Coutinho em audiência realizada no Palácio da Redenção. Também esteve presente secretária de finanças do Governo do Estado, Aracilba Rocha. Esta audiência foi solicitada com o objetivo de discutir as questões referentes aos repasses do duodécimo da UEPB nos últimos meses.Na ocasião o presidente da ADUEPB, professor José Cristóvão de Andrade, demonstrou grande preocupação com a atual situação de dificuldades que os campi e centros ainda estão passando, e que necessitam da respostas imediatas, sendo necessárias medidas urgentes do ponto de vista orçamentário.
Também fizeram uso da palavra o presidente do SINTESPB, Severino do Ramo de Oliveira e o coordenador do DCE, Jardel W. Queiroz da Cruz, ambos seguindo as preocupações quanto ao cumprimento da Lei de Autonomia e avanço de políticas de assistência estudantil.O Governador Ricardo Coutinho afirmou compromisso em respeitar a Lei de Autonomia Financeira da UEPB, alem garantir que em breve as instituições e poderes que tem duodécimo terão sua vida orçamentária normalizada, bem como um reajuste em seus percentuais. Também foi instituida a criação de uma mesa técnica Orçamentária compsota por representantes do governo do estado e da UEPB.
*Adaptado do site da ADUEPB
quinta-feira, 24 de março de 2011
Com inciativa do DCE-UEPB, estudantes distribuem cestas básicas para famílias carentes em Patos
o “Trote Solidário” foi realizado por iniciativa do DCE e dos CAs de Administração e Ciências Exatas do campus VII, no sentido de ser uma forma diferente e saudável de recepcionar os novos estudantes da instituição, os “feras”. Cada estudante teve de contribuir com alimentos não perecíveis na atividade de recepção dos “feras”.
A atividade contou com a colaboração indispensável de funcionários, professores, coordenadores de cursos,Estudantes da UEPB direção do centro e estudantes.
Finalmente, a iniciativa do “Trote Solidário” foi avaliada de forma extremamente positiva, pois, todos que colaboraram tinham um objetivo coletivo: abraçar a bandeira do voluntariado e fazer a sua parte para amenizar as desigualdades sociais, pelo menos temporariamente das famílias carentes.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Revoltas populares no mundo árabe: não há força maior que um povo unido e consciente!

Seguindo os passos do bravo povo tunisiano e egípcio, milhares de pessoas na Jordânia, Mauritânia, Argélia, Líbia, Marrocos, Bahrein e Iêmen romperam o silêncio e foram às ruas nas últimas semanas para exigir mudanças em seus próprios países, soprando ventos de mudança que estão fazendo tremer os mais antigos ditadores do mundo.
No Egito, a juventude permanece mobilizada nas ruas das principais cidades do país, mesmo depois da queda do ditador Mubarak.
Na Argélia, os protestos acontecem desde janeiro por conta do desemprego, dos preços dos alimentos e pelas más condições de moradia, e já produziram um saldo de cinco mortos e 800 feridos. “Ficaremos aqui até alcançarmos o objetivo de nossa luta. Os golpes e a repressão não vão nos deter. Lutaremos até o fim”, disse um dos manifestantes. “Não temos mais medo de morrer. Deixem que o Exército venha e nos mate. Vamos mostrar ao mundo que tipo de selvagens eles são”, completou outro.
Ao mesmo tempo, no Iêmen, milhares de estudantes e professores se uniram em um protesto perto da Universidade de Sanaá, para exigir a renúncia do presidente Ali Abdulá Salé, há mais de 30 anos no poder. A manifestação foi reprimida, mas os estudantes permanecem nas ruas.
Protestos também acontecem no Marrocos, Jordânia e Bahrein.
Entretanto, é na Líbia onde a luta por mudanças ganha mais força, levando o governo a afogar em sangue as manifestações. Em apenas uma semana mais de 250 pessoas morreram na capital Trípoli depois dos bombardeios da Força Aérea contra uma manifestação que reivindicava a renúncia de Muamar Kadafi.
Como se vê, uma verdadeira onda de protestos toma conta do mundo árabe, confirmando a máxima de que não há no mundo força maior que um povo unido e consciente. O desenrolar dessas batalhas ainda está por vir. Seja qual for seu resultado, o fato é que os povos oprimidos não aceitarão cumprir outro papel que não seja o de protagonista dessa história.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Para garantir o pagamento da dívida pública, governo federal reduz em 10% verba para universidades
Nota-se que nenhum dos cortes foi realizado nos juros que são pagos aos banqueiros através da chamada dívida pública. Esse pagamento consome mais de 30% do orçamento do governo e serve unicamente ao enriquecimento de um punhado de banqueiros e especuladores.
O governo, ao invés de enfrentar esses interesses, segue economizando do financiamento da educação, da saúde e da habitação para guardar dinheiro para aumentar ainda mais os lucros desses setores. Para piorar, no dia 15 de fevereiro, a ministra do Planejamento Mirian Belchior anunciou que em 2011 não devem ser feitas contratações, nomeações para o funcionalismo público de aprovadas em concursos públicos, nem novos concursos. Um absurdo!
Não podemos ficar parados quanto a isso. Enquanto o governo privilegiar os banqueiros e o pagamento da dívida pública, a educação em nosso país não será prioridade. Esse é o momento de nos unir e lutar por nossos direitos.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Carteira de Estudante 2011 do DCE-UEPB
Com a carteira de estudante do DCE, além de garantir seu direito a pagar meia entrada em shows, eventos esportivos e culturais e meia passagem nos meios de transporte municipais e intermunicipais, você fortalece o movimento estudantil dentro e fora da universidade, já que o valor arrecadado será investido na luta dos estudantes por uma educação pública de qualidade e por um país verdadeiramente livre e democrático. Então, faça valer o seu direito! Procure o DCE ou o Centro Acadêmico do seu curso e solicite já sua carteira!1ª REMESSA ATÉ 18 de MARÇO
2 ª REMESSA DE 21 de MARÇO a 8 de ABRIL
*PEDIDOS RETARDATÁRIOS ATÉ 31 DE AGOSTO DE 2011
VALOR: R$ 11,00
*Documentos necessários:
- Fotocópia do Comprovante de Matrícula ou do Comprovante de Matrícula Prévia (No caso de alunos com entrada para 2011.2);
- Fotocópia do RG;
- Foto 3x4.
CADASTRAMENTO PARA QUEM NÃO RECEBEU A CIE-2011
Se você não recebeu a Carteira de Estudante, possivelmente é por causa de erro no preenchimento do formulário. Por isso, faz-se necessário preencher o cadastro para conferencia dos dados das CIEs-2011 da UEPB. Estes dados serão utilizados para correção de possíveis erros.
quarta-feira, 9 de março de 2011
DCE fará consulta aos estudantes da UEPB sobre aulas ao sábado
Isso não quer dizer que teremos em nossa grade curricular aulas até no sábado, mas essa resolução da administração da UEPB, segundo a mesma, vem no sentido de melhorar a situação do calendário letivo que estava muito apertado e não possibilitava aos professores e alunos usufruírem da estrutura da universidade, que nos finais de semana ficava inutilizada para atividades como monitoria, aula em laboratório, grupos de pesquisa, etc.
O DCE em breve fará uma consulta pública aos estudantes para tomar posição sobre essa “novidade” que foi apresentada a toda comunidade discente sem uma discussão prévia.
Quer participar e opinar? Procure o DCE e participe desse debate!



-22.jpg)