Cine São José, atualmente abandonado.
Um Movimento Pela Cultura Paraibana.
Tendo em vista a atual situação de um dos Cinemas que durante quase 30 anos proporcionou à população campinense uma opção de lazer e acesso à arte cinematográfica, professores, estudantes, movimentos sociais e culturais de Campina Grande se uniram em ato público, no dia 11 de Maio e ocuparam o prédio em ruínas do antigo Cine São José.
Atualmente, o Cine em nada lembra os tempos áureos das décadas de 40 e 50. Hoje se encontra apenas cadeiras arrancadas, teto desabado, chão undo e repleto de latas usadas para o consumo de crack e lixo, por vezes, transformado em depósito de motos roubadas.
Na tentativa de modificar esta situação e fazer renascer o Cine São José, UEPB, juntamente com todos aqueles que se interessam e se dedicam à produção cultural, pretendem transformar o espaço em mais uma alternativa de entretenimento e cultura para a população da cidade e restaurá-Io enquanto pólo base para a produção audiovisual local, que inclusive tem sido destaque no cenário nacional e em grandes festivais. O projeto consiste em fazer do Cine uma extensão do Departamento de Comunicação Social da UEPB. Transformar o Cine São José em um espaço produtivo, onde os alunos possam realizar seus laboratórios e projetos, e reerguer o Cine São José dos tempos áureos: o cinema destinado ao povo. Assim o espaço não ficará como se encontra, abandonado.
Os estudantes, produtores e diretores de cinema, o movimento cultural, e a sociedade civil ainda estão ocupando o prédio, em luta pela doação do Cine São José para a UEPB. Através da união de forças entre O Moninho de Cinema Paraíba e a Fundação Sistêmica, o CUCA, o Centro Acadêmico Vladmir Herzog, DCEs, Coletivos e Movimentos Culturais da cidade, foi planejada e organizada uma programação cultural, que acontece todos os dias a partir das 19hs no prédio do Cine São José. Nesse sentido, toda a população está convidada a comparecer e contribuir em prol desta causa. Convidamos também todos os artistas a somarem forças conosco e utilizarem o espaço do Cine nas atividades culturais. O Cine São José é do povo de Campina.
Não podemos deixar que as autoridades simplesmente decidam e pronunciem o que poderiam já ter realizado, ou o que teoricamente podem ainda fazer (sejam elas reformas ou doações sem justificativas plausíveis) deixando de lado o público e a cultura paraibana, isso precisa ser discutido com a sociedade civil.
É imprescindível e vital a participação e o envolvimento de toda a população para que um patrimônio cultural tão valioso, como este, não acabe em uma tragédia cinematográfica.
PARTICIPE! ESSA LUTA É DE TODOS AQUELES QUE ACREDITAM E DEFENDEM A CULTURA POPULAR DA PARAÍBA!
Contatos: 8832 1276 /8734 4684 - cineteatrosaojose@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com