quarta-feira, 23 de março de 2011

Revoltas populares no mundo árabe: não há força maior que um povo unido e consciente!


Seguindo os passos do bravo povo tunisiano e egípcio, milhares de pessoas na Jordânia, Mauritânia, Argélia, Líbia, Marrocos, Bahrein e Iêmen romperam o silêncio e foram às ruas nas últimas semanas para exigir mudanças em seus próprios países, soprando ventos de mudança que estão fazendo tremer os mais antigos ditadores do mundo.

No Egito, a juventude permanece mobilizada nas ruas das principais cidades do país, mesmo depois da queda do ditador Mubarak.

Na Argélia, os protestos acontecem desde janeiro por conta do desemprego, dos preços dos alimentos e pelas más condições de moradia, e já produziram um saldo de cinco mortos e 800 feridos. “Ficaremos aqui até alcançarmos o objetivo de nossa luta. Os golpes e a repressão não vão nos deter. Lutaremos até o fim”, disse um dos manifestantes. “Não temos mais medo de morrer. Deixem que o Exército venha e nos mate. Vamos mostrar ao mundo que tipo de selvagens eles são”, completou outro.

Ao mesmo tempo, no Iêmen, milhares de estudantes e professores se uniram em um protesto perto da Universidade de Sanaá, para exigir a renúncia do presidente Ali Abdulá Salé, há mais de 30 anos no poder. A manifestação foi reprimida, mas os estudantes permanecem nas ruas.

Protestos também acontecem no Marrocos, Jordânia e Bahrein.

Entretanto, é na Líbia onde a luta por mudanças ganha mais força, levando o governo a afogar em sangue as manifestações. Em apenas uma semana mais de 250 pessoas morreram na capital Trípoli depois dos bombardeios da Força Aérea contra uma manifestação que reivindicava a renúncia de Muamar Kadafi.

Como se vê, uma verdadeira onda de protestos toma conta do mundo árabe, confirmando a máxima de que não há no mundo força maior que um povo unido e consciente. O desenrolar dessas batalhas ainda está por vir. Seja qual for seu resultado, o fato é que os povos oprimidos não aceitarão cumprir outro papel que não seja o de protagonista dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com