terça-feira, 19 de junho de 2012

DCE UEPB FORTALECE OPOSIÇÃO NO 60º CONEG DA UNE


Nos dias 15, 16 e 17 de junho, na cidade do Rio de Janeiro na UFRJ, aconteceu o 60º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE, e o DCE UEPB esteve presente e ajudou a garantir que esse fórum importantíssimo debatesse a política necessária ao movimento estudantil nessa atual conjuntura de crise que se reflete em cortes de verbas na educação no Brasil.
Representado pelo Diretor do DCE Jardel Wandson que também é Diretor da UNE, vice PB/RN, eleito no último congresso da UNE pela tese REBELE-SE(http://rebelesenaune.wordpress.com/), o DCE UEPB, compondo a oposição de esquerda na UNE, garantiu sua intervenção principalmente no debate sobre assistência estudantil, e reforçou o coro para trazermos a UNE de volta à luta dos estudantes e em defesa do povo brasileiro.
O encontro se configurou por uma ampla e importante participação da oposição de esquerda em todos os debates que com muita dificuldade aconteceram, fazendo com que a atual diretoria majoritária da entidade(UJS/PCdoB) se explicassem a respeito da sua atual postura de omissão perante a política do governo federal que por dois anos consecutivos corta verbas das áreas sociais, privatiza setores importantes da economia, leiloa as riquezas do País e aumenta a prioridade do orçamento brasileiro para pagamento de juros e pacotes “salva banqueiros”. Já são quase 50% do PIB para dívida pública e externa enquanto a educação míngua com insuficientes 3% do PIB.
Nesse CONEG, apesar da majoritária não ter interesse, a oposição de esquerda conseguiu que fosse colocado na pauta da plenária final o debate sobre as universidade brasileiras e a atual conjuntura de greve que hoje já está acontecendo em mais de 50 Instituições Federais. O debate foi marcado por Profundas e importantes críticas às políticas de favorecimento do capital estrangeiro por parte do governo e à omissão e ausência de prioridade dentro da UNE para com as reais pautas reivindicatórias da Greve das federais. Essas críticas acabaram por espremer a majoritária fazendo com que eles encerrassem o debate de forma truculenta sem aprovar ou encaminhar nada a respeito da situação das universidade hoje.
Há muito tempo que não se via nos fóruns da UNE a oposição tão fortalecida como nesse 60º. Isso mostra que a necessidade de mudança nos rumos do movimento estudantil brasileiro é urgente e nós enquanto entidades representativas dos estudantes nas bases, nos estados, municípios, em cada universidade, possam construir um movimento condizente com as reais demandas tais como maior assistência estudantil e a de uma universidade pública e de qualidade com vagas suficientes para acolher toda a juventude que queira uma formação superior e que esta formação seja voltada pra a melhoria do povo brasileiro.
Em janeiro de 2013 acontecerá na cidade do Recife-PE o próximo Conselho de Entidades de Base da UNE, e o DCE UEPB já convoca os Centros Acadêmicos a se organizarem pra fazermos uma boa participação dentro desse fórum nacional de debate dos rumos do movimento estudantil no Brasil.
“Ousar lutar, ousar vencer”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com