quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NOTA OFICIAL EM RELAÇÃO ÀS ELEIÇÕES – DCE 2012




O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba vem a publico externar sua posição diante da decisão liminar da Justiça que cancelou as eleições da entidade, marcadas para o último dia 28 de agosto.
Inicialmente, reafirmamos a opinião de que o processo não deveria ter sido suspenso. Cometemos o erro de publicar o edital de convocação do Conselho de Entidades de Base (COEB) no blog do DCE sem a pauta para aquela reunião. Isto, contudo, não significa que os Centros Acadêmicos não soubessem o que ali se discutiria, pois todos que conseguimos contatar foram informados de que trataríamos, entre outras coisas, da convocação da eleição do DCE. Tanto que os CAs presentes aprovaram por unanimidade a data da votação e a Comissão Eleitoral.
O mais importante disto é que, tão logo iniciadas as aulas do segundo semestre, o DCE promoveu uma ampla divulgação da inscrição de chapas. Assim, foi incoerente o pedido de impugnação da eleição apresentado por um grupo de estudantes, o qual, em nenhum momento, procurou a Comissão Eleitoral para se apresentar enquanto chapa.
Muito pelo contrário. Promoveram pela internet uma campanha difamatória contra os membros da atual gestão do DCE, contra o movimento do qual participam integrantes da gestão e, o mais grave, contra a própria entidade. Ou seja. Pensando que faziam algum tipo de denúncia, estavam, na verdade, afastando os estudantes de sua representação legal e legítima, a qual tem promovido diversas ações em defesa da UEPB e dos interesses estudantis dentro e fora da nossa universidade.
Entrar na Justiça solicitando o cancelamento do pleito só resume as reais intenções por trás dos discursos inflamados: implodir a eleição para desgastar a única chapa que se inscreveu no processo eleitoral. Judicializar o movimento estudantil, criminalizar seus militantes, cogitar o uso da força policial para solucionar um problema político, não é uma atitude digna para quem pretende participar das instâncias de um DCE.
O movimento estudantil começa e recomeça todos os dias nas salas de aula e em cada espaço de representação ou de luta. Não se inicia apenas com uma eleição.  E é com o intuito democrático de esclarecer aos estudantes da UEPB os fatos ocorridos, que esperamos que os estudantes tenham a oportunidade de escolher, o mais breve possível, seus legítimos representantes para dar conta das imensas tarefas que se colocam à nossa frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com