terça-feira, 11 de dezembro de 2012

NOTA DE REPÚDIO AO DESCASO POR PARTE DA ANTIGA GESTÃO DO DIRETÓRIO EM NÃO REALIZAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ENTIDADE


O DCE –UEPB, Gestão O Tempo Não Pára, entidade máxima de representação dos estudantes da Universidade Estadual da Paraíba vem a público, através desta nota, apresentar esclarecimentos e manifestar REPÚDIO à maneira como vem sido conduzida o processo de prestação de contas por parte da anterior gestão desta entidade estudantil.
A anterior gestão, formada por membros do coletivo Voz Ativa, ligados ao PCR vem, de forma sistemática, desrespeitosa e de má fé, enganando os estudantes da UEPB ao adiar e mentir sobre a sua prestação de contas. Embora o Estatuto Social do DCE fale em prestação de contas trimestralmente, em cinco anos de gestão continuada, o grupo jamais o fez, demonstrando o seu completo descompromisso com a transparência e a legalidade no movimento estudantil.
Ao vencer as eleições realizadas no dia 26 de setembro do corrente ano, com esmagadora maioria de votos, fruto da rejeição que a anterior gestão sofria entre os estudantes, procuramos saber da situação financeira do DCE, receber informações sobre os gastos, entradas, saídas, movimentações bancárias e contratos ativos da entidade, de modo a darmos continuidade aos trabalhos. Todavia, as poucas informações a nós repassadas foram insuficientes, dificultando as atividades da atual gestão, um flagrante desrespeito à toda a comunidade acadêmica.
Para tanto, quatro COEBs foram convocados com a pauta de prestação de contas. Em NENHUM deles a gestão anterior apresentou qualquer documento que, ao menos de longe, representasse uma explicação digna e convincente sobre as contas do DCE. Utilizando-se de desculpas variadas e fazendo papel de vítima, os responsáveis pelas finanças da entidade, até o presente momento, apenas se esquivaram da sua obrigação legal de esclarecer, não só à atual gestão, mas a toda comunidade acadêmica da UEPB O QUE HOUVE COM O DINHEIRO DO DCE.
No COEB realizado neste sábado (08/12), que contou com a participação de aproximadamente 20 Centros Acadêmicos, incluindo estudantes dos Campi de Catolé do Rocha, Patos e Guarabira, que tiveram que se deslocar até Campina Grande apenas para participar do COEB, a anterior gestão, além de se negar a entregar antecipadamente a prestação de contas, para análise dos CAs e dos membros da gestão, apresentou apenas um suposto balancete, profundamente mal feito, sem detalhar nenhuma das despesas apresentadas, apenas lançando informações desconexas, a exemplo da GRATUIDADE de mais de 700 Carteirinhas de Estudante, sem qualquer esclarecimento.
Ainda, este “balancete” apresentado só dizia respeito a apenas R$ 8.724.00, o que totaliza apenas 10% do total das entradas referentes à confecção de carteirinhas de identificação estudantil. Ou seja, não houve nenhuma consideração sobre os SETENTA E SETE MIL, TREZENTOS E TRÊS REAIS E QUARENTA E QUATRO CENTAVOS restantes. E, pasmem, segundo o “balancete”, a conta do DCE tinha apenas R$ 672,56. ONDE FOI PARAR O DINHEIRO? Este é o questionamento da gestão e de toda a UEPB.
Nenhuma nota fiscal, nenhum comprovante, nenhum extrato bancário foi apresentado. Desrespeito com a gestão, com o nome dos antigos membros do DCE e com os estudantes da UEPB, em especial com aqueles que tiveram de largar seus afazeres e viajar longas distâncias até Campina Grande, para não ter nenhuma resposta satisfatória do coletivo voz ativa.
Porém, o mais grave, talvez criminoso ato, foi o ENCERRAMENTO DA CONTA DO DCE pelos membros da antiga gestão, estando a mesma já vencida, inclusive com o registro da ata de posse da gestão atual já efetivado em cartório. Ressaltamos que não fomos, em nenhum momento, consultados acerca desta movimentação bancária, que viola frontalmente o Estatuto do DCE, uma vez que só o Tesoureiro Geral está habilitado, juntamente com a Coordenação Geral, para movimentar os bens e valores da entidade.
Tal atitude demonstra o completo descompromisso e a ma fé da antiga gestão com o movimento estudantil e com a UEPB. Parece-nos que a real intenção do coletivo voz ativa é inviabilizar a gestão do DCE, como tem sido feito, tendo em vista a completa indisposição em apresentar uma simples prestação de contas.
Diante desta situação, foi aprovado o acionamento da justiça para que, finalmente, a situação financeira da gestão anterior do DCE seja esclarecida em juízo, uma vez que falta boa vontade de seus antigos membros de colaborar com a continuidade dos nossos trabalhos que, ressalte-se, não são feitos em benefício de pessoas, partidos ou grupos políticos, mas sim de todos os estudantes da UEPB.
Lamentamos profundamente que tenhamos chegado a este ponto. Porém, não podemos tolerar o desrespeito aos membros da comunidade acadêmica da nossa Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com