terça-feira, 1 de março de 2011

13º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE convoca jornada de lutas para março

Cerca de quatro mil estudantes, representando mais de mil e trezentos Diretórios e Centros Acadêmicos de todo o Brasil, participaram do13°Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de janeiro deste ano.

O evento, no entanto, se notabilizou pela desorganização e por uma tentativa velada por parte da diretoria majoritária da UNE (UJS/PCdoB) de esvaziar os debates. Os delegados representantes da UEPB se posicionaram contra a postura da diretoria majoritária da UNE, que ao invés de defender e lutar pelos estudantes brasileiros, se cala diante da injustiça social que impera no país, em especial na educação.

De fato, o Coneb, que ocorreu juntamente com a Bienal de Arte e Cultura da UNE, não teve seus espaços de debate valorizados pela direção majoritária da entidade. Todos os grupos de discussão resumiram-se em um único dia e ocorreram em espaços menores do que o necessário para comportar o conjunto de estudantes que têm disposição de debater os rumos do país e do movimento estudantil.

O DCE UEPB participou ativamente dos debates, levando um ônibus de estudantes ao Coneb. No dia 17, participamos de uma manifestação convocada pela oposição de esquerda na UNE que defende

-10% do PIB para a educação,

-fim do pagamento da dívida pública,

- monopólio estatal do petróleo;

- e a derrubada do veto do ex-presidente Lula à destinação de 50%do fundo do pré-sal para a Educação.

O Coneb também convocou uma jornada de lutas para o próximo mês de março, que será a primeira mobilização dos estudantes frente ao novo governo e terá o papel de disputar o novo Plano Nacional da Educação (PNE).

Toda essa mobilização culminará no próximo congresso da UNE, no mês de junho, onde teremos a oportunidade de recolocar no caminho da luta a entidade máxima dos estudantes universitários, hoje adormecida pelo governismo que a domina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com