quinta-feira, 31 de março de 2011

Em defesa de mais verbas e infraestrutura para a UEPB

Ao longo dos anos a UEPB se desenvolveu e consolidou-se com a participação ativa de seus membros e com o inegável apoio do povo e da juventude paraibana. Foi assim durante o processo de estadualização da antiga FURNE, na histórica greve de 2001 e na conquista da autonomia universitária em 2004. Graças a essas lutas, hoje cerca de 5% das receitas do estado da Paraíba são destinadas à UEPB, somando um orçamento que em 2010 alcançou 195 milhões de reais. Parece muito, mas esse valor está longe de atender todas as nossas necessidades em ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e infraestrutura.

De fato, apesar dos avanços conquistados pela autonomia, ainda possuímos bibliotecas com poucos livros, laboratórios sem material necessário, salas da aula desconfortáveis, estruturas físicas inadequadas, quantidade insuficiente de professores titulares, etc. Hoje a UEPB possui o restaurante universitário mais caro do Nordeste, cobrando todos os dias R$ 6,00 por refeição, enquanto que na UFCG, UFPB e UFAL o restaurante é gratuito, e na UFPE, UFRPE e em várias outras universidades os preços cobrados são simbólicos e o número de bolsas bem maior do que na UEPB. Em Guarabira, diariamente centenas de estudantes percorrem vários quilômetros a pé ou passam horas esperando carona para ir à aula, uma vez que não existe transporte gratuito do centro da cidade para o campus da universidade. Em João Pessoa, já virou rotina a mudança de local do campus da UEPB, que atualmente (acreditem!) “racha” meio a meio o mesmo espaço físico com uma escola estadual. Uma verdadeira afronta! Nos outros campi não é diferente, fazendo da vida de estudantes, professores e funcionários um sufoco.

Como esperar que a universidade e os profissionais que nela são formados cumpram seu papel de servir à população e ao desenvolvimento da Paraíba com tamanho descaso?

O fato é que para a UEPB avançar de verdade o governo deve aumentar as verbas destinadas à universidade.

E é para lutar por isso que o DCE decidiu dar início a uma grande campanha em defesa da UEPB e pela vinculação de mais 1% do orçamento ordinário do Estado para a universidade. Só assim poderemos crescer o número de vagas para novos alunos, construir campus de qualidade em João Pessoa, Patos, Catolé do Rocha, Lagoa Seca, Monteiro e Araruna, melhorar o campus de Guarabira, investir mais em informática, monitorias, assistência estudantil, avançar na qualificação de mais doutores e mestres, promover concurso público para docentes e técnicos-administrativos e melhorar sua infraestrutura.

A campanha que começou em março durante a Jornada Nacional de Luta dos Estudantes é marcada por vários debates e encontros nos campi, panfletagens e manifestações em defesa da gratuidade no RU, pela construção do campus de João Pessoa e pelo repasse definitivo à UEPB da escola onde a universidade funciona em Patos. Participe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com