segunda-feira, 2 de maio de 2011

DCE organiza plenárias com estudantes sobre movimento grevista na UEPB

No dia 27 de Abril os servidores da UEPB, após assembléia da categoria, decidiram entrar em greve. Ao mesmo tempo, os docentes decretaram greve da categoria a partir do dia 5 de Maio. Um dia antes, pela manhã, integrantes do DCE, de CAs e estudantes em geral se reuniram na sala 9 de Psicologia com o Prof. José Cristovam Andrade, presidente a Associação do Docentes (ADUEPB), para tratar sobre o assunto. Os servidores e os docentes alegam como motivo da greve que o governo do estado não está repassando o duodécimo da UEPB, ferindo assim a lei de autonomia financeira da instituição.

No mesmo dia 27 de Abril, já decretada a greve, representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes) se reuniram em João Pessoa com a Controladoria geral do estado, reunião essa que, segundo informe da categoria dos servidores, iria-se ouvir uma proposta de solução do impasse.

Sobre o assunto, o governador do estado Ricardo Coutinho, disse hoje em programa de rádio que desde o início da sua gestão vem tratando a UEPB com o mais absoluto respeito. Ele disse que diferente do que os servidores estão pregando, a instituição não teve os seus recursos reduzidos. “Usamos com a UEPB a mesma regra que usamos para os poderes . Nenhum poder teve reduzido seu duodécimo, quem reduziu os recursos foi o Executivo”, declarou. O gestor estadual disse ainda que no mês de março foi destinado um montante superior a 15 milhões de reais para a UEPB. O ex-governador Cássio Cunha Lima, que sancionou a lei de autonomia financeira da UEPB em 2004, também se manifestou contrário ao movimento. Ele disse: "Acho a greve inoportuna. Os salários estão em dia e são bons. A questão do duodécimo poderia ser resolvida sem greve. E é bom lembrar que quem deixou de repassar a UEPB uma parcela do duodécimo foi Maranhão no final do ano passado."

Diante desse impasse, o DCE está buscando a realização de plenárias com os estudantes para saber qual a opinião dos discentes sobre os movimentos grevistas. No campus I – Campina Grande, na Quarta-Feira, às 9:00hs, estaremos nos reunindo com os estudantes no prédio de Administração, no centro da cidade. Outros campi também estão se mobilizando neste sentido. CONVOCAMOS TODOS OS ESTUDANTES PARA PARTICIPAR DESSE DEBATE!

3 comentários:

  1. nos o campus III de guarabira também estamos discutindo a greve com os discentes e vamos realizar uma carta aberta
    william santos CAGEO
    iremos reunir todos os CA´s

    ResponderExcluir
  2. Ele ja enviou o um documento falando sobre seu comprmetimento com autonomia da UEPB, quero ver qual vai ser a descupa pra os professores não voltarem as aulas, não queremos perder o semestre.

    ResponderExcluir
  3. Os estudantes que estavam conosco na assembleia, nos apoiando e buscando compreender o sentido da greve, viram que os documentos e dados apresentados pelo governo não dão conta de responder as reivindicações que não é só pelo pagamento do Duodécimo (Dez/2010)e sim para que se cumpra a Lei da Autonomia da Universidade. Será que não era a hora dos estudantes procurarem compreender o que diz a lei e juntasse a nós como tem feito muitos. Rita/CH Comando de Greve

    ResponderExcluir

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com