quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NOVO PRÉDIO DA UEPB, UMA CONQUISTA DOS ESTUDANTES!


Centro de Integração Acadêmica da UEPB pronto para funcionar em nova e moderna estrutura


Marco do processo de desenvolvimento e expansão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro de Integração Acadêmica da Instituição, que foi construído no Campus I, em Bodocongó, em Campina Grande, está praticamente pronta para funcionar.

A estrutura ampla, moderna e arrojada, projetada pela arquiteta Cassandra Vasconcelos, abrigará, a partir do dia 6 de agosto, os cursos do Centro de Educação (CEDUC) - História, Geografia, Pedagogia, Filosofia e Letras – e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) - Comunicação Social, Serviço Social, Administração e Ciências Contábeis.

O novo espaço acadêmico chama a atenção pela grandiosidade. A obra ocupa uma área de 22 mil metros quadrados e possui cinco blocos com 140 salas de aula, três auditórios, duas bibliotecas, Centro de Vivência com mais de 3 mil metros quadrados, baterias de banheiros em todos os pavimentos, quatro laboratórios de informática, para cada graduação, livraria, administração dos cursos e espaços com cantinas e lanchonetes.

Segundo a prefeita universitária, professora Lúcia Couto, os quatro laboratórios de informática, ocuparão funções específicas na Central de Aulas. Dos quatro laboratórios, um é destinado exclusivamente para os alunos do Curso de Comunicação Social, visto que se trata do laboratório de Planejamento Gráfico. Os demais foram projetados com a função de compartilhamento para os demais cursos. “Os laboratórios de Administração e Serviço Social, por exemplo, vão se reunir em três grandes, de forma compartilhada” explicou.

Dentro do espaço também funcionarão três auditórios com capacidade para 130 lugares cada um, que permitirão aos alunos dos cursos assistirem palestras, conferências, seminários e outras atividades extras salas de aulas. No conjunto da Central de Aulas também funcionarão  duas bibliotecas que vão abrigar todo o acervo que está vindo dos cursos instalados no CEDUC e CCSA.

Construído dentro dos padrões de modernidade e atendendo todas as normas arquitetônicas e de acessibilidade, no prédio também irão funcionar três restaurantes e duas cafeterias. A chamada Praça de Alimentação será um dos atrativos do espaço. “Em cada pavimento teremos um atendimento de gastronomia”, explicou a prefeita universitária. Cada pavimento também abrigará uma bateria de banheiros masculino e femininos, inclusive com os equipamentos projetados para os portadores de necessidades especiais. No total, oito baterias foram instaladas e estão distribuídas nos cinco pavimentos.

O terceiro andar foi destinado para abrigar as administrações dos cursos, direções de centros e núcleos de pesquisas, além da Pós-Graduação. As salas de aula, bibliotecas e laboratórios funcionarão nos outros andares.

A partir do dia 6 de agosto, com o funcionamento da Central de Aulas, o fluxo de alunos que se dirigirão para o Campus I em Bococongó terá um acréscimo de mais de 5 mil estudantes. Para a prefeita universitária, a vinda dos cursos para o Campus I traz benefícios inestimáveis. Do ponto de vista acadêmico-estudantil, haverá a integração das atividades pedagógicas nos diversos cursos e o intercâmbio entre diretórios estudantis. E do ponto de vista operacional, com a proximidade, haverá uma maior agilidade e eficiência nas rotinas administrativas dos departamentos de curso.

A Central foi pensada com visão de futuro. “É um grande passo para que o projeto de universidade, que é base dessa gestão, seja solidificado”. Lúcia Couto observa que a própria concepção arquitetônica do prédio teve como base esse novo modelo de universidade de diálogo, de união. “A estrutura fomenta uma nova compreensão de espaço coletivo”, comentou a prefeita.  
 
Para a reitora Marlene Alves, a Central de Aulas vai permitir que toda a convivência acadêmica seja viabilizada a partir das múltiplas possibilidades de interação, entre professores, estudantes e técnicos-administrativos. “A eficiência administrativa também será bem maior graças à proximidade dos cursos com os serviços prestados pela UEPB. Sem falar nas condições estruturais, já que alunos, professores e servidores passarão a dispor de um espaço com condições infinitamente superiores ao que se tinha nos locais onde funcionavam anteriormente”, destacou a professora.

Já o professor Eli Brandão, pró-reitor de Ensino de Graduação da UEPB, frisou que “certamente, o Centro de Integração Acadêmica possui uma das melhores estruturas acadêmicas do Nordeste, dotada de todas as condições necessárias para o melhor aproveitamento dos estudantes”. Segundo o professor, a transferência dos cursos para Bodocongó é a realização de um sonho que existe desde a fundação da Instituição, que é o de estabelecer a união e a interação de todos os cursos no Campus que deu origem a tudo".

Projetada como instrumento para favorecer as atividades em conjunto e propiciar a integração da Instituição, fortalecendo, igualmente, o Campus de Bodocongó, a Central está pronta para funcionar. Toda a transferência da mobília das salas de aula e auditórios já foi concluída, restando apenas trazer os equipamentos como data-show e transferir a administração dos cursos. O cronograma de mudança foi feito obedecendo o calendário de matrículas para não gerar transtornos aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com