sábado, 22 de setembro de 2012

REGRAS PARA A CONDUÇÃO DOS DEBATES ENTRE AS CHAPAS CONCORRENTES A DIRETORIA DO DCE UEPB


DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UEPB
COMISSÃO ELEITORAL
REGRAS PARA A CONDUÇÃO DOS DEBATES ENTRE AS CHAPAS CONCORRENTES A DIRETORIA DO DCE UEPB

A REALIZAR-SE NO DIAS 25 DE SETEMBRO 2012

MANHÃ: 09:00 HORAS
TARDE : 14:30 HORAS
NOITE: 19:00 HORAS

LOCAL: AUDITÓRIO DE PSICOLOGIA

Regimento do debate

1º O objetivo do debate é exclusivamente apresentar e defender as propostas e ideias de gestão nos cargos disputados.

2º Todos os candidatos terão as mesmas condições de tempo e exposição.

3º Será terminantemente proibida qualquer manifestação verbal da plateia durante o debate.

4º Os debates devem ser pautados pelos princípios de ética e pelo decoro acadêmico, de maneira que as perguntas não poderão ser ofensivas à honra e à imagem do candidato, bem como serão vetadas perguntas relacionadas à vida pessoal dos candidatos.

5º O mediador terá amplos poderes para intervir na condução dos trabalhos, podendo cassar a palavra, indeferir perguntas impertinentes ou de cunho exclusivamente pessoal, solicitar da plateia contenção em manifestações consideradas inoportunas, suspender o debate, além de fazer outros encaminhamentos que julgar apropriados.

6º Os debates poderão ser transmitidos por web e videoconferência, cujo espaço e equipamentos em cada Campus serão providenciados e divulgados previamente pela Comissão Eleitoral (C.E) através do blog do DCE e redes sociais.

7º O debate ocorrerá exatamente no dia e horário marcado, ainda que uma das chapas, por qualquer motivo, não compareça.

8º Cada debate, a ser coordenado por mediador indicado pela C.E, será subdividido em quatro blocos distintos, a saber:

1)Exposição pelos candidatos de seus planos de trabalho;
2) Debate entre os candidatos;
3) Debate dos candidatos através de perguntas dos internautas, ou da plateia, e neste caso, terá em 30 segundos para a pergunta;
4) Considerações finais.


 1º bloco: (20 minutos)

1. A ordem das falas será definida em sorteio a ser realizado na presença das chapas. A chapa que for sorteada para falar em primeiro lugar no primeiro debate, no dia 25/09/2012, pela manhã, as 08:00 horas, falará em segundo lugar no debate seguinte, ou seja, no período da tarde as 14:30 horas, e por fim começara novamente, as 19:00 .
2. Cada chapa fará uma exposição de dez minutos a respeito de seus planos de trabalho. A ordem de exposição obedecerá à ordem do sorteio e, portanto será:
-Primeiro sorteado
-Segundo sorteado
3. Quando faltarem três minutos para o encerramento do prazo da fala, o mediador informará ao expositor o tempo que lhe falta. Novo aviso será dado a um minuto do encerramento.
4. O mediador não permitirá que o tempo de dez minutos seja ultrapassado.
2º bloco: (72 minutos)
1. Cada chapa poderá dirigir perguntas à chapa concorrente. As perguntas serão feitas alternadamente e conforme a ordem das falas ocorridas no primeiro bloco; isto é, a chapa que falou em primeiro lugar faz a sua primeira pergunta, a segunda responde e, a que falou em segundo lugar faz a sua primeira pergunta, a primeira responde e, assim, sucessivamente. A chapa que for perguntar terá que sortear um tema para realização de sua pergunta, no qual estará em um recipiente para a realização de tal sorteio. Cada chapa poderá fazer 3 perguntas. A pergunta tem que estar dentro do tema sorteado, caso contrario o mediador tem plenos poderes para cortar a fala da chapa para que refaça sua pergunta com o tempo restante ao corte.
2. Os temas serão: Assistência estudantil; Ensino, Pesquisa e extensão; Cultura, Esporte e Lazer; Conjuntura do Movimento Nacional Estudantil; Autonomia Universitária; Integração dos Campi.
3. Cada pergunta deverá ser formulada em, no máximo, 2 minutos e respondida em, no máximo, cinco minutos, com réplicas de 3 minutos e tréplicas de 2 minutos.
4. Caso haja tempo restante, a critério do mediador, este será atribuído igualitariamente a ambas as chapas, para outras perguntas.
3º bloco: (72 minutos)
1. Será de questões colhidas através de consulta previamente feita através das redes sociais encaminhadas ao e-mail (cedceuepb@gmail.com), mediante modelo elaborado pela Comissão Eleitoral (em anexo), recebidas em até 24 horas antes do inicio do debate. As perguntas poderão ser dirigidas às chapas, onde serão colocadas em um recipiente para a realização do sorteio, onde cada chapa responderá 3 perguntas.
2. O mediador seguirá esta ordem de fala: 1º sorteado e 2º sorteado e de forma alternada, para sortear as perguntas que serão direcionadas às chapas e respondidas num tempo máximo de resposta de 5 minutos, réplicas de 3 minutos e tréplicas de 2 minutos.
3. Perguntas julgadas como repetidas pelo mediador serão descartadas e se procederá um novo sorteio.
4. As perguntas colhidas da plateia seguem a mesma regra das colhidas da internet.
5. Casos omissos serão resolvidos pela CE
4º bloco: 20 minutos
O mediador concederá a palavra às chapas concorrentes, seguindo a ordem de exposição, ou seja, 1º sorteado e 2º sorteado, para suas considerações finais, sendo destinado a cada chapa o tempo máximo de 10 minutos.

Anexo I

As perguntas enviadas a CE por e-mail devem seguir as seguintes regras:

1 – Terá de ser formulada de maneira que seja dirigida a qualquer uma das chapas
2 – As perguntas devem ser pautadas pelos princípios de ética e pelo decoro acadêmico, de maneira que as perguntas não poderão ser ofensivas à honra e à imagem do candidato, bem como serão vetadas perguntas relacionadas à vida pessoal dos candidatos.
3 – As perguntas devem seguir os temas: Assistência estudantil; Ensino, Pesquisa e extensão; Cultura, Esporte e Lazer; Conjuntura do Movimento Nacional Estudantil; Autonomia Universitária; Integração dos Campi.
4 – Ao enviar sua pergunta você deve colocar seu nome, curso, campus, tema (deve seguir os temas proposto no item 4) e logo em seguida sua pergunta, a pergunta tem ser direta, coesa e simples.
5 – Deverá ser enviada ao e-mail << cedceuepb@gmail.com>> e serão recebidas em até 24 horas antes do debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com