DIRETÓRIO
CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UEPB
COMISSÃO
ELEITORAL
REGRAS
PARA A CONDUÇÃO DOS DEBATES ENTRE AS CHAPAS CONCORRENTES A DIRETORIA DO DCE
UEPB
A REALIZAR-SE NO DIAS 25 DE SETEMBRO 2012
MANHÃ: 09:00 HORAS
TARDE : 14:30 HORAS
NOITE: 19:00 HORAS
LOCAL: AUDITÓRIO DE PSICOLOGIA
Regimento
do debate
1º O objetivo do debate é exclusivamente apresentar
e defender as propostas e ideias de gestão nos cargos disputados.
2º Todos os candidatos terão as mesmas condições de
tempo e exposição.
3º Será terminantemente proibida qualquer
manifestação verbal da plateia durante o debate.
4º Os debates devem ser pautados pelos princípios
de ética e pelo decoro acadêmico, de maneira que as perguntas não poderão ser
ofensivas à honra e à imagem do candidato, bem como serão vetadas perguntas
relacionadas à vida pessoal dos candidatos.
5º O mediador terá amplos poderes para intervir na
condução dos trabalhos, podendo cassar a palavra, indeferir perguntas
impertinentes ou de cunho exclusivamente pessoal, solicitar da plateia
contenção em manifestações consideradas inoportunas, suspender o debate, além
de fazer outros encaminhamentos que julgar apropriados.
6º Os debates poderão ser transmitidos por web e
videoconferência, cujo espaço e equipamentos em cada Campus serão
providenciados e divulgados previamente pela Comissão Eleitoral (C.E) através
do blog do DCE e redes sociais.
7º O debate ocorrerá exatamente no dia e horário
marcado, ainda que uma das chapas, por qualquer motivo, não compareça.
8º Cada debate, a ser coordenado por mediador
indicado pela C.E, será subdividido em quatro blocos distintos, a saber:
1)Exposição pelos
candidatos de seus planos de trabalho;
2) Debate entre os candidatos;
3) Debate dos candidatos através de perguntas dos internautas,
ou da plateia, e
neste caso, terá em 30 segundos para a pergunta;
4) Considerações finais.
1º bloco: (20 minutos)
1. A ordem das falas será definida em sorteio a ser
realizado na presença das chapas. A chapa que for sorteada para falar em
primeiro lugar no primeiro debate, no dia 25/09/2012, pela manhã, as 08:00
horas, falará em segundo lugar no debate seguinte, ou seja, no período da tarde
as 14:30 horas, e por fim começara novamente, as 19:00 .
2. Cada chapa fará uma exposição de dez minutos a
respeito de seus planos de trabalho. A ordem de exposição obedecerá à ordem do
sorteio e, portanto será:
-Primeiro sorteado
-Segundo sorteado
3. Quando faltarem três minutos para o encerramento
do prazo da fala, o mediador informará ao expositor o tempo que lhe falta. Novo
aviso será dado a um minuto do encerramento.
4. O mediador não permitirá que o tempo de dez
minutos seja ultrapassado.
2º bloco: (72 minutos)
1. Cada chapa poderá dirigir perguntas à chapa
concorrente. As perguntas serão feitas alternadamente e conforme a ordem das
falas ocorridas no primeiro bloco; isto é, a chapa que falou em primeiro lugar
faz a sua primeira pergunta, a segunda responde e, a que falou em segundo lugar
faz a sua primeira pergunta, a primeira responde e, assim, sucessivamente. A
chapa que for perguntar terá que sortear um tema para realização de sua
pergunta, no qual estará em um recipiente para a realização de tal sorteio. Cada
chapa poderá fazer 3 perguntas. A pergunta tem que estar dentro do tema
sorteado, caso contrario o mediador tem plenos poderes para cortar a fala da
chapa para que refaça sua pergunta com o tempo restante ao corte.
2. Os temas serão: Assistência estudantil; Ensino,
Pesquisa e extensão; Cultura, Esporte e Lazer; Conjuntura do Movimento Nacional
Estudantil; Autonomia Universitária; Integração dos Campi.
3. Cada pergunta deverá ser formulada em, no
máximo, 2 minutos e respondida em, no máximo, cinco minutos, com réplicas de 3
minutos e tréplicas de 2 minutos.
4. Caso haja tempo restante, a critério do
mediador, este será atribuído igualitariamente a ambas as chapas, para outras
perguntas.
3º bloco: (72 minutos)
1. Será de questões colhidas através de consulta
previamente feita através das redes sociais encaminhadas ao e-mail (cedceuepb@gmail.com), mediante modelo elaborado pela
Comissão Eleitoral (em anexo), recebidas em até 24 horas antes do inicio do
debate. As perguntas poderão ser dirigidas às chapas, onde serão colocadas em
um recipiente para a realização do sorteio, onde cada chapa responderá 3
perguntas.
2. O mediador seguirá esta ordem de fala: 1º
sorteado e 2º sorteado e de forma alternada, para sortear as perguntas que
serão direcionadas às chapas e respondidas num tempo máximo de resposta de 5
minutos, réplicas de 3 minutos e tréplicas de 2 minutos.
3. Perguntas julgadas como repetidas pelo mediador
serão descartadas e se procederá um novo sorteio.
4. As perguntas colhidas da plateia seguem a mesma
regra das colhidas da internet.
5. Casos omissos serão resolvidos pela CE
4º bloco: 20 minutos
O mediador concederá a palavra às chapas
concorrentes, seguindo a ordem de exposição, ou seja, 1º sorteado e 2º
sorteado, para suas considerações finais, sendo destinado a cada chapa o tempo
máximo de 10 minutos.
Anexo I
As perguntas enviadas a CE por e-mail devem seguir
as seguintes regras:
1 – Terá de ser formulada de maneira que seja
dirigida a qualquer uma das chapas
2 – As perguntas devem ser pautadas pelos
princípios de ética e pelo decoro acadêmico, de maneira que as perguntas não
poderão ser ofensivas à honra e à imagem do candidato, bem como serão vetadas
perguntas relacionadas à vida pessoal dos candidatos.
3 – As perguntas devem seguir os temas: Assistência
estudantil; Ensino, Pesquisa e extensão; Cultura, Esporte e Lazer; Conjuntura do
Movimento Nacional Estudantil; Autonomia Universitária; Integração dos Campi.
4 – Ao enviar sua pergunta você deve colocar seu
nome, curso, campus, tema (deve seguir os temas proposto no item 4) e logo em
seguida sua pergunta, a pergunta tem ser direta, coesa e simples.
5 – Deverá ser enviada ao e-mail << cedceuepb@gmail.com>>
e serão recebidas em até 24 horas antes do debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com