sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

GOVERNADOR DA PARAÍBA NÃO RESPEITOU A AUTONOMIA DA UEPB


           No último dia 31 de janeiro, após meses de intensa discussão e lutas da administração e comunidade acadêmica na tentativa de fazer com que o repasse financeiro da UEPB fosse efetivado segundo a lei, o Governador Ricardo Coutinho publicou em diário oficial o decreto que limita um valor fixo mensal à Universidade que está abaixo do que a lei obriga em cerca de 9 milhões de reais. Deveríamos receber cerca de 27 milhões mensais e agora passaremos a recer apenas 18 milhões. Não bastasse o não cumprimento da lei, o Sr Governador decidiu que não mais depositará o recurso da entidade na conta que, por sua autonomia financeira, era administrado pela mesma, passando agora para uma conta adminitrada pelo própio Estado.
            O DCE UEPB, Gestão Unidade e Luta entende que nós estudantes é que seremos os maiores prejudicados, pois se já temos uma assistência estudantil pequena, onde as poucas bolsas de pesquisas são privilégio de alguns gerando insatisfação e rivalidade entre os própios estudantes, onde a estrutura física se encontra limitada necessitando de salas climatizadas, informatizada e acessíveis sobretudo aos com necessidades especiais, onde as residências são poucas, possuímos o restaurante universitário mais caro do nordeste e poucas bolsas alimentação. Temos Campus que foram criados recentemente como os de Patos, Monteiro e Araruna que precisam urgentemente de que sejam concluídas as suas instalações, e precisamos sobretudo abrir mais campus universitários em outras cidades do Estado para que mais jovens possam ter acesso ao ensino superior. Contudo para podermos sanar todas essas demandas é necessário não só que seja respeitada a lei de autonomia da UEPB, mas que ela seja ampliada, como tem sido a bandeira de luta principal do DCE. Nem um passo atrás na lei de autonomia, e que consigamos mais do percentual das receitas do Estado, pois educação não deve ser tratada como ônus, como prejuizo, ou como despesa, educação deve ser tratada como investimento, o melhor investimento que um governante pode dar para o seu povo.
            Não queremos ser prejudicados por conta dos caprichos administrativos e posturas unilaterais desrespeitosas dos governos de plantão, precisamos envolver a comunidade acadêmica e sobremaneira a comunidade paraibana na defesa da uma instituição que tem muito a colaborar, como tem feito no decorrer dos anos desde a sua estadualização, quando ainda era URNe até, e com maior velocidade nesses últimos anos com a conquista da Autonomia, e o movimento estudantil será vanguarda nesse processo de luta que se inicia já antes mesmo do início das aulas. Não queremos recepcionar os recém chegados à Universidade com uma notícia e condições abaixo do que hoje podemos oferecer.

Viva a Luta dos Estudantes!

"Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, sofrendo com ele a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo"
Florestan Fernandes

"Lutar e estudar, estudar e lutar"!
Che

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com