sábado, 11 de fevereiro de 2012

MOÇÃO DE APOIO APROVADA NA DIRETORIA PLENA DA UNE

A UNE apoia a luta da UEPB em defesa da Autonomia


A União Nacional dos Estudantes vem se solidarizar e apresentar seu total apoio à luta da comunidade acadêmica da UEPB pelos ocorridos nos últimos meses e acirrada nos últimos dias. No último dia 31 de janeiro o Governo do Estado da Paraíba publicou de maneira arbitrária uma medida que limitou o recurso que deveria ser destinado à instituição muito abaixo do que determina a Lei de autonomia, ferindo-a totalmente. Não bastasse a limitação do recurso que já estava nos planos administrativos da Universidade, chegando a comprometer a campanha salarial dos professores e a assistência estudantil dos acadêmicos, o Governador ordenou o fechamento da conta tesouro da instituição, onde se guardavam os recursos adquiridos das diversas fontes financeiras, e passou a movimentação para uma conta única administrada pelo próprio Estado, deixando a UEPB refém das variações políticas e orçamentárias da Paraíba.
A universidade Estadual da Paraíba vem hoje sofrendo uma forte ameaça e violação dos seus direitos, estes que foram conquistados mediante muita luta ao longo dos anos de esforço e determinação por parte dos estudantes, funcionários e professores que, quando ainda era Universidade Regional do Nordeste-URNe, ajudaram a construir uma universidade Estadual que hoje, consequência do avanço dessas lutas, desfruta de uma Lei que lhe dá autonomia financeira e administrativa. Nos últimos seis anos de prática dessa Lei, a universidade cresceu a ritmo acelerado, minimizando as debilidades estruturais, profissionais e também um pouco da assistência estudantil.
Portanto a União Nacional dos Estudantes se posiciona a favor da luta da comunidade acadêmica da UEPB em defesa da Autonomia e garantindo que a universidade continue sendo gratuita e prime pela qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com