segunda-feira, 7 de maio de 2012

Aconteceu em Campina Grande o 3ºSeminario de Universidade Brasileira.



Aconteceu em Campina Grande, nos dias 20, 21 e 22 de Abril, a 3ª edição do Seminário Universidade Brasileira, onde estiveram presentes delegações das mais diversas partes do Nordeste, trazendo seus estudantes para a discussão e a troca de ideias sobre a universidade que temos, seus problemas e debilidades além de debates sobre o papel da mulher na sociedade, direitos humanos, o novo código florestal dentre outros.
A universidade brasileira hoje, passa por inúmeros problemas pois, ao mesmo tempo que ela tenta ser includente para seus alunos, propiciando novos caminhos de aprendizagem e formação, ela é excludente também, pois, além de não ter vagas suficiente para os jovens que precisam entrar no ensino superior, muitas das vezes ela não fornece os subsídios necessários para contemplar todos os seus alunos e suas dificuldades. Essas questões dentre muitas outras, trouxe uma interessante e produtiva discussão entre alunos e professores, sobre a nossa universidade de hoje, como ela está e como podemos contribuir para sua melhor construção e formação.
O Seminário aconteceu na Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande, palco escolhido pelos acontecimentos que adveio sobre esta instituição nos últimos tempos com o ferimento da sua lei de autonomia, impedindo assim por parte do governo que nossa universidade seja livre e autônoma de verdade, e se torne mais um carro controlado pelo governo do Estado.
A 3ª edição do Seminário Universidade Brasileira ainda contou com vários grupos de debates, mesas redondas, um ato público no centro da cidade pelos 10% do PIB para a educação, alem de atrações culturais todas as noites do evento.
Com a realização deste Seminário, foi tirada varias resoluções, produto essas dos grupos de debates e das mesas discussões, onde foram colocadas pelos estudantes que ali estavam representando seus Estados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com