terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Nota: POR RESPEITO À DEMOCRACIA


Os estudantes das universidades brasileiras lutam por democracia e maior participação nas instâncias decisórias dessas há tempos. Uma destas instâncias de decisão é a escolha de quem deve gerir a Universidade, onde são raras as instituições de ensino superior do Brasil que dão ampla possibilidade de participação a seus alunos no processo de escolha, em algumas instituições não existe sequer a consulta ao reitorado.

A Universidade Estadual da Paraíba é uma dessas poucas instituições, já que inclui estudantes, professores e funcionários em consultas diretas para a Reitoria. Esses 3 setores votam e, então, é enviada uma lista tríplice ao Governador, o qual deverá indicar alguém desta lista ao cargo.

No dia 16 de maio do presente, ocorreu a consulta à Comunidade Acadêmica para escolha do novo reitor da UEPB, com cinco chapas concorrentes. No mês de agosto, conforme prevê Regimento da Universidade, a lista tríplice foi elaborada pelo Consuni, respeitando a consulta realizada - com a indicação dos três primeiros colocados – para que o Governador realizasse a escolha, o que não ocorreu até a presente data.

Neste sentido, o Diretório Central dos Estudantes da UEPB, através de seus representantes eleitos democraticamente, vem denunciar a demora da nomeação do novo reitorado, e dizer que a comunidade acadêmica possui discernimento suficiente para escolher seus representantes, portanto pelo respeito a comunidade acadêmica, clamamos pelo respeito à democracia, não aceitamos que a universidade se curve a uma decisão que não caracterize a opinião da maioria. 

Assim, o Diretório Central dos Estudantes, respeita a escolha da maioria e defende a nomeação do mais votado para reitor da Universidade Estadual da Paraíba.
Preserve-se a democracia na UEPB e nas instituições brasileiras!
Campina Grande, 08 de novembro de 2012.

3 comentários:

  1. Postura coerente do DCE por sua historia de lutas em defesa da democracia e por eleiçoes diretas! Parabenizo!
    Prof. Ozéas Jordao(ex.diretor Diretorio Academico de Geografia, Campus I/UEPB.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ao DCE pela postura coerente com sua historia de lutas pela democracia!!

    ResponderExcluir
  3. Postura coerente do DCE por sua historia de lutas em defesa da democracia e por eleiçoes diretas! Parabenizo!
    Prof. Ozéas Jordao(ex.diretor Diretorio Academico de Geografia, Campus I/UEPB.

    ResponderExcluir

COMENTE ESTA POSTAGEM evitando o anonimato, pois caso você não se identifique, infelizmente não poderemos responder aos seus questionamentos, sugestões ou críticas. Se preferir, mande e-mail para nós: comunicacao.dceuepb@gmail.com